in

Chapada: Prefeito de Barra do Mendes é acusado de chicotear mulheres que cobravam ação para enfrentar a pandemia

Grupo de moradores do município de Barra do Mendes, na Chapada Diamantina, acusa o prefeito Armênio Sodré Nunes, conhecido por ‘Galego’ (MDB), de ter usado um chicote para agredir e intervir na manifestação pacífica que acontecia em frente à casa do gestor nesta sexta-feira (4). A reivindicação dos moradores é a respeito da verba disponibilizada pela União e pelo Estado para combater os efeitos da pandemia da covid-19 no valor de R$1,6 milhão. Os moradores relatam o descaso no município com medidas sanitárias de segurança.

Em contato com o Jornal da Chapada, a moradora Simone Sousa Feitosa de Almeida disse que foi parar no hospital municipal por causa das lesões causadas pelo chicote do prefeito. “Fomos para o hospital do município, fui medicada e inclusive o médico descreveu as lesões. Vou fazer corpo de delito amanhã [sábado, 5 de dezembro], BO [boletim de ocorrência] em Irecê, que fica a 60 quilômetros, pois o delegado está com covid e não tivemos assistência aqui [em Barra do Mendes]”.

Vídeos e fotos foram enviados ao Jornal da Chapada, relatando a situação. O prefeito teria saído do carro com um chicote na mão, agredindo todos os manifestantes que protestavam. “O prefeito tirou sangue de mim”, diz Simone, indignada com a situação, mostrando as marcas do chicote deixadas por ‘Galego’ em suas costas, mãos e tronco. O grupo de manifestantes “teve graves ferimentos por conta das chicotadas e toda a população está assustada com a situação”.

“O prefeito está insano, batendo no povo de Barra do Mendes, um absurdo. Freou o carro em cima da gente e já saiu com o chicote em cima do povo”, diz a moradora que participou da manifestação. “Uma situação jamais vista, justamente porque estávamos cobrando direitos que a população tem. Estarei assistida com advogados e a comissão da mulher já entrou em contato comigo também estarrecidos”, completa Simone.

Investigação do MP-BA
Além desse fato polêmico, o prefeito está sendo investigado, desde agosto, pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por irregularidades em licitações e contratação de serviços no município. Segundo o MP, “o promotor de Justiça apontou que houve indevida dispensa de licitação”.

“O MP apurou que a papelaria com a qual a prefeitura fez negócio pertence ao irmão do prefeito, o empresário Arlênio Sodré Nunes, o que evidenciaria que as compras foram realizadas de forma fraudulentas para beneficiar o irmão do prefeito, comprovando dolo na conduta do chefe do executivo municipal”, descreve dados do Ministério Público divulgados em site oficial.

Jornal da Chapada

Operação da PF cumpre mandados em Salvador, São Paulo e no estado do Ceará

Atitude violenta do prefeito de Barra do Mendes vira manchete nacional