in

Grupo vai investir R$2,3 bilhões no complexo Ventos de São Vitor, seu primeiro parque eólico no estado

O grupo Essentia Energia anunciou, na manhã desta quinta-feira (14), a implantação de seu primeiro parque eólico na Bahia, durante assinatura de protocolo de intenções com governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Serão investidos R$2,3 bilhões na construção do complexo Ventos de São Vitor, com capacidade instalada de produção de aproximadamente 2 Gigawatts (GW)/ano. O empreendimento será instalado nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia.

“Os bons ventos trazem novos investimentos para Bahia. Após anunciar implantação de empreendimento solar no território do Velho Chico, a Essentia vai construir seu primeiro complexo eólico, levando desenvolvimento, emprego e renda para o povo baiano, em uma região com vocação predominantemente agrícola. Além dos investimentos, o empreendimento vai criar mais de 2 mil empregos indiretos durante a construção dos parques”, declara o vice-governador João Leão, secretário da pasta.

De acordo com o diretor de Implantação, Gilberto Peixoto, as obras civis do complexo foram iniciadas este mês e a assinatura dos protocolos é um passo fundamental na viabilidade dos projetos eólicos. “O complexo eólico São Vitor trará investimentos e empregos para o interior da Bahia, que é uma região que carece de investimento e desenvolvimento. O apoio do governo e o incentivo às empresas para se instalarem, assim como a cadeia produtiva do Estado no suporte dessa instalação são importantes. Esperamos continuar investido na Bahia e construir novos projetos de energias renováveis no futuro”, afirma.

A previsão é que os parques eólicos comecem a entrar em funcionamento no segundo trimestre de 2022 e esteja 100% operacional no primeiro trimestre de 2023. Além do complexo eólico, a Essentia tem um projeto solar no município de Oliveira dos Brejinhos, na Chapada Diamantina, que tiveram suas obras iniciadas no ano passado e tem estimativa de serem concluídas no final deste ano. As informações são de assessoria.

MP recomenda concurso para prefeitura de Seabra substituir profissionais temporários por efetivos na Saúde

Bruno Reis garante que Salvador tem estoque suficiente de oxigênio para pacientes com Covid