in

Guerra que ainda se encontra longe do fim

A descoberta de novas variantes do coronavírus levantou dúvidas a respeito dos imunizantes já disponíveis. Mutações estão no radar dos cientistas. Exemplo disso é a vacina anual contra gripe, composta por três variantes do vírus que causa a doença. Algumas farmacêuticas já fizeram questão de afirmar que seus imunizantes são eficazes também contra as variantes do coronavírus.

Mas, à medida que surgem em lugares diferentes do mundo, o alerta se torna maior. Reino Unido, África do Sul, Brasil e Argentina foram alguns dos países que já registraram variantes “próprias”, descobertas apenas em seus territórios.

As novas variantes foram apontadas como mais contagiosas, mas não há comprovação de que sejam mais graves. As dúvidas ainda são muitas. Por ora, só nos resta aguardar, como estamos fazendo ao longo de quase um ano. A guerra contra o coronavírus segue longe do fim.

Tecnologia a serviço da vida

O Centro de Diagnóstico do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (CDG/Gacc-BA) destaca-se como o laboratório com maior experiência em biologia molecular na Bahia. Realiza para a Central de Transplantes do Estado, em regime de sobreaviso, 30 dias por 24 horas, exames de compatibilidade entre doadores e receptores de órgãos sólidos. Além disso, “a população pode beneficiar-se dos melhores serviços na área da medicina laboratorial e apoiar, ainda, a causa das crianças em tratamento do câncer”, enfatiza o presidente Roberto Sá Menezes.

Todo cuidado ainda é pouco

Vandalismo com requintes de crueldade. É assim que podemos classificar o desligamento, proposital, de um disjuntor da Unidade de Saúde da Família de Itaparica, que prejudicou a refrigeração de vacinas contra a Covid-19 e outras doenças. Segundo a Secretaria de Saúde do município, a energia foi interrompida na noite de domingo e quatro doses de vacinas contra o coronavírus passaram da temperatura máxima permitida para o armazenamento. Na pandemia, todo cuidado é pouco, inclusive contra atos de vandalismo.

Risco de Alzheimer

Estudo da Uppsala University, localizado na Suécia, sugere que pressão arterial alta noturna aumenta risco de Alzheimer em homens mais velhos. Um grupo de mil suecos de 70 anos foi avaliado pela pesquisa. O perigo de demência foi maior em homens com pressão mais alta à noite, período vital para preservar a saúde cerebral. “Em animais, já vimos que o cérebro faz uma ‘limpeza’ durante o sono e que ela é comprometida quando a pressão arterial está anormal”, disse Christian Benedict, um dos autores.

Ambulâncias de máscara

Ambulâncias do Grupo Vitalmed com máscara sobre o capô circulam pelas ruas de Salvador e de Feira de Santana. A ação tem como objetivo ajudar na conscientização da população sobre a importância do uso de máscara para se proteger do novo coronavírus e de outros vírus. ‘A vacina contra a Covid-19, finalmente, é uma realidade. Enquanto todos não forem imunizados, a melhor forma de proteção é usar a máscara, evitar aglomerações e fazer a limpeza constantes das mãos’, ressalta Guilherme Lazzari, médico chefe de Plantão.

Show de vacinação

Salvador é a primeira capital a praticamente esgotar o quantitativo de doses destinados pela gestão federal. Uma demonstração de eficiência da prefeitura nesta primeira etapa.

Clínica da Cidade

O município de Lauro de Freitas ganha a Clínica da Cidade, amanhã. O novo centro médico atenderá 20 especialidades e conta com nove consultórios médicos.

SOCORRO

– Segundo estudo de pesquisadores irlandeses, jovens que usam maconha com frequência têm maior risco de desenvolver doenças mentais graves, como a esquizofrenia.

– Homem foi detido segunda-feira, suspeito de atuar ilegalmente como médico em unidade de Conceição da Feira.

– Um navio pesqueiro que saiu da cidade de Vigo, na Espanha, ancorou no Porto de Salvador com metade da tripulação positiva para a Covid-19.

A Tarde

Em Seabra, homem é resgatado após ataque de enxame de abelha enquanto trabalhava em máquina agrícola

Bahia registra 64 mortes por Covid-19 nas últimas 24h; total de casos ultrapassa 627 mil