in

Líder de grupo criminoso é preso em operação que cumpre mandados na Bahia e no Rio

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 16, a Operação Tupinambá, com objetivo de combater organizações criminosas envolvidas com homicídios, tráfico de drogas, roubos e corrupção de menores.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), os alvos são procurados nas cidades baianas de Madre de Deus, Candeias, São Francisco do Conde e Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado, além do Rio de Janeiro.

No Rio, o líder de uma das organizações criminosas foi preso na cidade de Duque de Caxias. O traficante de 34 anos tinha mandados de prisão e foi localizado por equipes da Bahia com apoio da polícia do Rio de Janeiro. Conforme apurado pelo Portal A TARDE, trata-se de Edvaldo Marques Teixeira Junior, conhecido como Vado Gordo.

Com passagens por delegacias e pelo sistema prisional, o criminoso determinava o comércio de entorpecentes e mortes de rivais. Ele também é suspeito de envolvimento em roubos contra instituições financeiras.

Líder de organização criminosa, conhecido como Vado Gordo, foi preso na cidade de Duque de Caxias (RJ) | Foto: Arquivo pessoal
Líder de organização criminosa, conhecido como Vado Gordo, foi preso na cidade de Duque de Caxias (RJ) | Foto: Arquivo pessoal

A ação integrada é resultado de oito meses de investigação. Participam da operação equipes da Coordenação de Operações Especiais (COE), dos departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), de Polícia Metropolitana (Depom), de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), e de Polícia do Interior (Depin), além da Polícia Militar (PM). A Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) também atua na Operação Tupinambá, dando suporte às investigações.

A Tarde

Novo ministro da Saúde descarta lockdown como política contra Covid

França investiga nova variante que não é detectada em teste PCR