in

França investiga nova variante que não é detectada em teste PCR

Autoridades de saúde francesas investigam uma nova variante do novo coronavirus que aparentemente não é detectada através de testes PCR, o mais comum para o diagnóstico da doença.

Detectado em um hospital de Lannion, na Bretanha, em Côtes d’Armos, a nova cepa só é diagnosticada através de testes sorológicos e coleta de material biológico. Especialistas investigam se a variante é mais infecciosa ou mortal. Essa nova variante foi detectada após oito doentes, com sintomas graves de Covid-19, apresentarem resultados negativos de forma sucessiva em testes,

“Está em curso uma avaliação para apurar o possível impacto dessas modificações genéticas na incapacidade de reconhecimento por testes virológicos, o que conduz a um subdiagnóstico e que poderá interferir na estratégia de rastreamento atualmente em vigor”, diz a Direction génerale de la Santé (DGS) em comunicado.

No comunicado, a pasta da Saúde francesa indica que todos os casos que se enquadrem na definição dessa nova variante, prováveis ou confirmados “devem ser submetidos a um isolamento estrito durante um período de dez dias”.

A Francça contabilizou 4.078 milhões de casos e 90,78 mil mortes desde o início da pandemia. Nesta segunda-feira, 15, foram registrados 333 óbitos e 6,47 mil novos casos em todo território francês.

A Tarde

Líder de grupo criminoso é preso em operação que cumpre mandados na Bahia e no Rio

Gestoras terão semana de capacitação