in

Gestoras terão semana de capacitação

A Câmara Estadual da Mulher Empresária firmou parceria com o Sebrae-Bahia para promover uma semana de capacitação em planejamento para as gestoras de negócio.

O objetivo do evento virtual gratuito é aumentar as chances de resistência das empreendedoras diante dos efeitos do agravamento da infecção por coronavírus na economia.

As organizadoras consideram o momento oportuno, não só pelas maiores dificuldades geradas pela disseminação da peste, mas também por ser este mês, uma referência, devido ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março.

Com mediação realizada pela jornalista Núbia Cristina, integrante da Câmara Estadual, a 1ª Semana da Mulher Empresária começa dia 22, na próxima segunda-feira, com transmissão no canal Fecomércio-BA disponível no YouTube, das 18h45 às 22h.

As coordenadoras das câmaras representativas das empresárias, na Fecomércio-BA, Sueli de Paula e Rosemma Maluf, estarão ambas presentes na videoconferência de abertura.

Programação – Neste primeiro dia, a orientadora do Sebrae Mariana Cruz, o advogado Elias Maron e a educadora financeira Laura Lavigne vão atualizar as empresárias sobre tecnologias digitais, planejamento fiscal e gestão econômica, respectivamente.

De 23, terça, a 26, sexta-feira, será realizada uma série das chamadas oficinas práticas, com vagas limitadas, ofertadas no período da manhã, ministradas por especialistas em gestão organizacional, com inscrições prévias na página do Sebrae Bahia.

“Eu recebi ataques,

tentativa de invasão

no hotel que eu estava,

ameaças de morte, fui

agredida com áudios e

vídeos falsos com perfis.

Mas estou firme e forte

aqui (…) Estou à

disposição do meu país”

Ludhmila Hajjar, médica, sobre as ameaças sofridas ontem após recusar assumir o comando do Ministério da Saúde a convite do presidente Jair Bolsonaro, alegando divergências técnicas com o governo

Tributos de fertilizantes

Os produtores rurais da Bahia e de outros estados manifestaram-se insatisfeitos, por meio da sua entidade representativa, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, por terem os fertilizantes sido excluídos do Convênio ICMS 100/97. Para as lideranças do setor, o único a pontuar positivo no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, todos os insumos mereceriam igual tratamento, na prorrogação do convênio até dia 31 de dezembro de 2025, pelo Conselho Nacional de Política Fazendária, composto pelos secretários estaduais da Fazenda. Os secretários decidiram tributar o comércio de fertilizantes, no novo texto do convênio alegando ser a medida incentivadora para a produção nacional do insumo, contribuindo, assim, na redução da dependência externa.

Urgência da infraestrutura

O líder do governo Rui Costa na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), celebrou ontem a aprovação do regime urgência para tramitação do Projeto de Lei nº 24.104/2021, oriundo do Poder Executivo e que trata do empréstimo de R$ 1,5 bilhão ao Banco do Brasil para infraestrutura na Bahia.

– O empréstimo garantirá os investimentos necessários, que serão totalmente paralisados no estado, porque todos os recursos estão sendo redirecionados para salvar vidas, para combater a Covid-19 – explicou o líder governista.

POUCAS & BOAS

Um estudo desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa do Hospital Santa Izabel (HSI) busca informações sobre os possíveis efeitos protetores de um medicamento diurético e anti-hipertensivo, contra lesões cardíacas que ocorrem em pacientes oncológicos tratados com o quimioterápico antraciclinas. A pesquisa conta com recursos doados pelo Instituto CCR, da CCR Metrô Bahia, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). A previsão é publicar a análise final da pesquisa depois de setembro de 2023.

Em Barreiras começou ontem a programação da Semana Mundial do Cérebro 2021 com o tema ‘Saúde do cérebro e as sequelas da Covid-19’, promovido pela Rede Supera, simultaneamente em 400 unidades implantadas em diversos estados brasileiros. O evento termina na sexta-feira com o dia da conscientização sobre a saúde do cérebro, entre as 14h e 18h com testes de memória, panfletagem virtual e sorteio de prêmios.

A Tarde

França investiga nova variante que não é detectada em teste PCR

Cidades do interior da Bahia sofrem com falta de oxigênio e já operam no limite