in

Santa Inês: Após estragos das chuvas, estado reconhece situação de emergência

O município de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, teve nesta quarta-feira (12) um decreto de emergência reconhecido pelo Estado. A medida visa minimizar os danos causados pelas chuvas, sobretudo as que que caíram no dia 22 de abril (veja aqui). Segundo a prefeitura, neste dia, o município registrou 83,7 milímetros no período entre 18h30 e 21h.

 

As precipitações, acrescenta a prefeitura, provocaram alagamentos, inundações, transbordamento de canais, deslizamento de terra, o que afetou vários bairros. O temporal também teria desalojado e desabrigado moradores, além de ter causado prejuízos ao comércio local. Conforme a medida desta quarta, o decreto de emergência vale por 180 dias, a partir do dia 23 de abril – um dia após as chuvas intensas – em que o prefeito Hérmeson Eloi homologou a condição.

 

Durante o decreto de emergência, as gestões podem contratar obras e serviços sem necessidade de licitação, com limite em R$ 33 mil e R$ 17,6 mil, respectivamente. No entanto, as contratações precisam ser direcionadas à minimização dos danos causados, além de atender ao período previsto, no caso, de Santa Inês 180 dias.

BahiaNoticias

Rui terá que apresentar detalhes de gastos de verbas federais na CPI da Covid

Eduardo Cunha abre mão de conta milionária bloqueada na Suíça