in

Sesab alerta para não viajar para Irecê e outras 30 cidades baianas

A Sesab informou, com preocupação, que 31 mortes e 106 casos da variante de Manaus e Reino Unido foram identificados em 29 cidades da Bahia, entre elas Irecê, João Dourado, Feira de Santana, Juazeiro, Itabuna, Salvador e Luis Eduardo Magalhães.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), órgão ligado à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) recomenda que todas as viagens não essenciais para esses locais (veja lista abaixo) sejam evitadas.

“As variantes identificadas demandam especial atenção do Poder Público e da população em razão de mutações capazes de acarretar maior transmissibilidade e maior gravidade do quadro clínico”, escreveu Talita Moreira Urpia, coordenadora do Cievs-BA, que emitiu o alerta sanitário.

No caso específico dessas cidades com variantes, os alertas são padronizados pelo Cievs como parte das orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde. Ainda não há nenhuma previsão de suspensão do transporte rodoviário no estado.

Segundo Talita, é importante que haja rastreamento e isolamento dos casos confirmado de covid-19, bem como, de casos suspeitos entre comunicantes dos indivíduos infectados pelas variantes.

“Ressaltamos a necessidade da adoção/intensificação de ações de educação e comunicação em saúde destinadas a orientar a população sobre prevenção e controle da covid-19, como utilização de máscara, etiqueta respiratória, higiene de mãos, distanciamento social e, em caso de sintoma, procurar unidade de saúde para atendimento clínico/testagem e realizar quarentena”, disse.

Veja a lista das cidades

Variante de Manaus (P.1)

Amargosa
Anguera
Brumado
Camaçari
Cipó
Conceição do Jacuípe
Cruz das Almas
Dias D’Avila
Feira de Santana
Guanambi
Ilhéus
Irecê
Itabuna
João Dourado
Juazeiro
Lauro de Freitas
Luís Eduardo Magalhães
Mutuípe
Porto Seguro
Retirolândia
Riachão do Jacuípe
Salvador
Santa Luz
Santo Antônio de Jesus
São Gonçalo dos Campos
São Sebastião do Passé
Serra Preta
Serrinha
Tanhaçu

Variantes do Reino Unido (B1.1.7)

Ilhéus
Itapetinga
Lauro de Freitas
Prado
Salvador

Com informações: Correio da Bahia e SESAB

Prefeito divulga cancelamento do São João 2021

Construído com base em experimento feito em Lençóis, sistema orgânico do abacaxi tem produção 35% superior