in

Ator Tarcíso Meira morre aos 85 anos, vítima da Covid-19

O ator Tarcísio Meira morreu aos 85 anos de idade nesta quinta-feira, 12. Ele foi vítima das complicações da Covid-19 e havia sido internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no dia 6 de agosto, com a esposa, Glória Menezes.

A confirmação da morte chega um dia depois do boletim médica indicar um agravamente na última quarta-feira, 11. Na ocasião, o hospital informou que Tarcísio Meira precisou passar por um processo de diálise contínua.

Tarcísio Meira foi vacinado com as duas doses da vacina contra a Covid-19, mas a idade pode contribuir para casos graves, por isso a importância dos idosos manterem cuidado enquanto a taxa de transmissão da doença estiver alta.

Internada, Glória Menezes apresenta um quadro mais leve da doença. Ela está em um quarto privado, sem a necessidade atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O último boletim divulgado diz que ela está em processo de “desmame de oxigênio ansal”.

Tarcísio Meira e Glória Menezes são casados desde 1962 e pais do também ator Tarcísio Filho, 58 anos. Menezes também é mãe de Amélia Brito, 64, e João Paulo Brito, 62, da união com Arnaldo Brito.

Em entrevista a Quem em janeiro do ano passado, o ator comentou sobre velhice e morte. “Não tem nada de melhor na velhice, tudo é pior. Envelhecer é uma coisa muito chata. Tem limitações física e intelectuais cada vez maiores. A memória não é mais a mesma. A morte está aí. Qualquer hora ela chega. Que chegue bem. Não penso muito nisso”, frisou.

Tarcísio Meira e Glória Menezes estiveram juntos por 60 anos | Foto: Reprodução | Instagram
Tarcísio Meira e Glória Menezes estiveram juntos por 60 anos | Foto: Reprodução | Instagram

Vida e carreira

Considerado um dos maiores atores da dramaturgia, Tarcísio nasceu em outubro de 1935, em São Paulo. Ele começou a carreira artística no final dos anos 1950 no teatro, em peças como Chá e Simpatia e Quando As Paredes Falam, ambas em 1957.

Tarcísio Meira marcou história na TV brasileira ao ser o primeira protagonista da primeira novela diária do país, “2-5499 Ocupado”, em 1963, na extinta TV Excelsior.

Na Globo, ele estreou em 1967, na novela “Sangue e Areia”, em que foi protagonista ao lado de Glória Menezes. Ele participou de mais de 60 projetos na Globo, incluindo novelas, minisséries e especiais.

Tarcíso Meira foi destaque em tramas como: “Irmãos Coragem” (1970), “Escalada” (1975), “Fera Ferida” (1993), “Torre de Babel” (1998), “O Beijo do Vampiro” (2002) e “Insensato Coração” (2011).

A última participação do ator em uma novela foi em 2018, em “Orgulho e Preconceito”. Seu contrato com a Globo terminou em 2020 e não foi renovado. Desde então, o ator e a sua esposa ficaram isolados no interior de São Paulo.

Tarcísio e Glória

Sem dúvidas, Tarcísio Meira e Glória Menezes foram um dos mais famosos casais da história da cultura brasileira. Eles estiveram juntos por 60 anos, casados desde 1962, um ano após se conhecerem ao trabalharem juntos na novela “Uma Pires Camargo”, da TV Tupi.

“Eu estava ensaiando uma peça chamada ‘Chaga de Fogo’, quando vi a Glória passar pelo palco. Pensei: ‘Que mulherão, que mulher bonita!’ Gloria é uma grande atriz, muito talentosa, que sempre me ajudou. É muito bom trabalhar com pessoas talentosas e nas quais a gente confia”, contou em entrevista o ator.

Paulo José, ícone do cinema, do teatro e da TV, morre aos 84 anos

Suspeito de matar namorado da ex-companheira é preso no município de Jacobina