in

Brasil cai para 10ª posição em ranking de combate à corrupção na América Latina

Segundo um levantamento do fórum Americas Society, em parceria com a Control Risks, o Brasil caiu quatro posições no Índice de Capacidade de Combate à Corrupção (CCC). Em 2021, o país era o  colocado, e agora passou para o 10º lugar. É terceira queda seguida.

Esse índice avalia a capacidade de 15 países latino-americanos de identificar, punir e prevenir casos de corrupção.

O levantamento é dividido em três categorias: capacidade legal; democracia e instituições políticas; e sociedade civil e mídia. São analisadas 14 variáveis, incluindo a independência das instituições jurídicas e a quantidade de recursos disponíveis para combater crimes de colarinho branco.

Veja a colocação de cada país:

Segundo a pesquisa, um dos itens em que o Brasil mais retrocedeu foi na independência e eficiência das agências anticorrupção. A queda na pontuação nesse quesito foi de 19%.

Dos cinco itens em que o Brasil ficou abaixo da média, dois tem relação com a política e com o Congresso.

O presidente do Instituto ‘Não Aceito Corrupção’, Roberto Livianu, disse que esse resultado demonstra o enfraquecimento das instituições e também da legislação.

“Nós vivemos um momento muito complicado, muito crítico. Temos tido retrocessos no ano passado. Tivemos um esmagamento da lei de improbidade administrativa, a lei mais importante do país em matéria de combate à corrupção, a lei da ficha limpa também”, conta.

Fonte: g1.globo.com

TCM pune prefeito de Central por nepotismo e determina que gestão regularize situação de nomeações ilegais

Justiça decreta prisão de procurador que agrediu colega em Registro