Foto: Romildo de Jesus
in

Outono começa na Bahia com altas temperaturas e expectativa de chuvas

Salvador choveu de leve na manhã de ontem, mas o calor ainda deve permanecer até fim do mês

Por Rodrigo Ferreira

Enfim, terminou o verão. A estação mais quente do ano, em 2024, foi bem rigorosa com os baianos. Os dias foram “um sol para cada um”, como a população costuma dizer. Mas com a chegada do outono, a expectativa é que dias com temperaturas mais amenas e com chuvas caracterizem a estação das folhas na Bahia.

A nova estação começou na madrugada de hoje, as 0h06 e vai até o dia 21 de junho, as 17h51. O outono é a estação onde ocorre a transição entre o calor e a umidade do verão e o clima mais frio e seco do inverno, especialmente no Brasil Central. Durante essa estação, as chuvas tendem a diminuir nas áreas do interior do país. Por outro lado, nas partes ao norte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, ainda é comum registrar altos índices pluviométricos, especialmente se a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanecer ativa em posições mais ao sul do que o usual para esta época do ano.

Para o primeiro dia de outono, a previsão do tempo é de calor e tempo seco. Em Salvador, a mínima prevista é em torno de 25 ºC, enquanto a máxima pode ultrapassar os 30 ºC na capital. Chuvas podem aparecer no sábado.

No interior, mais precisamente nas regiões norte e nordeste do estado, é previsto que as temperaturas atinjam até 38 °C, com uma sensação térmica que pode chegar a 40 °C. No oeste e sudoeste do estado, há expectativa de aumento da nebulosidade, com possibilidade de chuvas somente na quinta-feira (21), durante a tarde, segundo informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A nova estação também se caracteriza pelo Equinócio, que é, o tempo do dia é o mesmo tempo da noite e conforme os meses passam, os dias vão ficando mais curtos. A Tribuna da Bahia conversou com Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet, para saber como deve se caracterizar o outono deste ano em todo o estado e na capital. “Abril, maio e junho são os meses mais chuvosos do ano em Salvador. É durante o outono, que ocorre o final do período chuvoso no centro-oeste da Bahia e início do período chuvoso do setor leste, isso inclui a capital. Mas importante lembrar que as temperaturas devem seguir elevadas, principalmente no início da estação”, salientou Cláudia.

Procuramos também a Defesa Civil de Salvador (Codesal) para falar sobre as previsões para o outono na capital baiana. O órgão informou que para o período de outono, se espera chuvas em torno da normal climatológica (média histórica). Logo, a estação do outono é marcada por um período chuvoso devido à frequência dos fenômenos meteorológicos, e consequentemente, reduzindo gradualmente as temperaturas.

Questionado sobre como a Codesal irá agir, caso as chuvas possam ser um problema a áreas consideradas de risco na capital baiana, já que os meses de abril, maio costumam ser os mais chuvosos, a autarquia respondeu que nos meses de fevereiro e março foram realizados simulados de evacuação nas áreas de sirenes a fim de treinar as comunidades como proceder em situação de risco de desastre. Além disso, os moradores daqueles locais são constantemente orientados por meio de ações educativas como o Nupdec e a Mobiliza, voltado a treinar as pessoas para mitigar os riscos e adaptar-se à realidade existente de cada localidade, garantido a segurança. Por fim, a Codesal orienta que ao identificar qualquer situação de vulnerabilidade a população em questão deve se afastar da zona de risco e entrar em contato através do 199. As equipes especializadas trabalham em regime de plantão 24h para atender a esses chamados.

Tribuna da Bahia

Bahia tem mais de 300 mil empresas em situação de inadimplência

Tempo quente faz preços das frutas dispararem nas prateleiras