in

Bahia enfrenta onda de violência doméstica contra a mulher na pandemia

Dados do Projeto Justiceiras, criado há dois anos para apoiar mulheres em situação de violência doméstica que ficaram isoladas com seus agressores quando a pandemia começou, apontam a existência de 471 vítimas deste tipo de crime na Bahia desde 31 de março de 2020. Do total, 296 relataram ocorrências enquadradas pelo projeto como de média ou alta gravidade. Por tipo, os casos de violência psicológica ocupam o topo do ranking, com 77,96% dos atendimentos realizados. Na sequência, vêm violência sexual (59.95%), ameaça (56,64%), violência física (46,21%) e violência patrimonial (34,38%). A imensa maioria, 74,53%, sofreu abusos dentro das próprias casas.

No balanço nacional, a Bahia respondeu pelo quarto maior número de encaminhamentos feitos pelo Justiceiras nos estados, atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ainda de acordo com o levantamento, as vítimas foram agredidas tanto por ex-companheiros quanto pelos atuais.

Radiografia da agressão  
O perfil das baianas atendidas pelo Projeto Justiceiras mostra que a violência doméstica no estado possui também classe social e cor da pele. De cada dez vítimas assistidas pela iniciativa, presente em 27 países, oito informaram renda de até um salário mínimo e cinco disseram estar desempregadas. No mesmo compasso, 80% se consideram pretas, pardas ou indígenas. Outro fenômeno que chamou a atenção no estudo é o grande índice de mulheres que procuraram ajuda contra seus algozes pela primeira vez – mais da metade de todos os atendimentos realizados durante a pandemia.
correio24horas.com.br
in

Secretaria da Educação do Estadoabre inscrições para auxílio permanência de alunos das universidades estaduais

 

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, neste sábado (9), o edital para abertura de inscrição para o auxílio permanência de estudantes nas universidades públicas estaduais. O procedimento poderá ser feito a partir desta segunda-feira (11), no site do Programa Mais Futuro, e é voltada para estudante regularmente matriculado em curso de graduação presencial, desde que não tenha concluído nenhum outro curso de nível superior, com situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Os estudantes interessados na participação do Projeto Estadual de Auxílio Permanência (Programa Mais Futuro) deverão identificar no momento da inscrição um dos perfis:

1) Perfil Básico – estudantes em município localizado até 100 km do campus de matrícula e frequência do curso superior, corresponderá ao auxílio de R$ 300,00;

2) Perfil Moradia- estudantes em município localizado a uma distância superior a 100km do campus de matrícula e frequência do curso superior, e que mudou de domicílio para frequentar o curso, corresponderá ao auxílio de R$ 600;

3) Perfil Complementar: estudantes beneficiários de auxílio estabelecido por atos normativos de instituições de Ensino Superior ou entes federativos diversos que atendam aos critérios estabelecidos pelos Perfis Básico e Moradia, sendo o auxílio variável e limitado aos valores estabelecidos.

Entre os documentos exigidos estão Carteira de Identidade ou documento oficial com foto; Cadastro de Pessoas Física (CPF); Folha Resumo do registro, individual ou familiar, atualizado no CadÚnico, que deverá estar carimbada e assinada pelo órgão responsável pelo fornecimento das informações, e na ausência de carimbo, o servidor responsável deverá registrar o número da matrícula funcional e assinar; Comprovante de matrícula emitido/disponibilizado no semestre vigente; Comprovante de Residência em nome do estudante, mãe, pai, avós, ou outro responsável legal; e Declaração de inexistência de vínculo empregatício e de não estar cursando e nem ter concluído outro curso de nível superior (Ver relação completa no edital).

A inscrição segue até o dia 29 de abril e após essa etapa a documentação exigida será analisada e homologada pelas Comissões de Seleção, equipes correlatas, ou setor responsável pela assistência e permanência estudantil de cada universidade. É de inteira responsabilidade do estudante o acompanhamento regular no Sistema de inscrição online no mesmo endereço utilizado no momento da inscrição. A lista dos estudantes homologados será disponibilizada pela SEC, em articulação com as universidades e divulgada por cada uma das respectivas instituições em seus portais eletrônicos (ver cronograma abaixo).

Cronograma
– Publicação do Edital de Inscrição 2022.1 – 09/04

– Período de Pré-inscrição – 11 a 29/04 (até às 17h)

– Confirmação das inscrições – 02 a 11/05

– Período da 1ª análise de homologação – 13/04 a 13/05

– Correções das inscrições pelos estudantes – 16 a 20/05

– Finalização do Processo de Homologações – 16 a 28/05

– Publicação da Lista Parcial de Homologados – 30/05

– Recursos Contra o Resultado das Homologações – 31/05 e 01/06

– Publicação da Lista Final de Homologados – pós recursos – 03/06

correio24horas.com.br

Secretaria da Educação do Estadoabre inscrições para auxílio permanência de alunos das universidades estaduais

Secretaria de Administração da Bahia abre processo seletivo para vagas de emprego no sul e extremo sul do estado