As cidades vêm sendo monitoradas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e também pelo Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na Paraíba, que possui um banco de dados climatológicos.
Para o INMET, as estações meteorológicas localizadas nos municípios de Morro do Chapéu e Vitória da Conquista são as que registram os menores valores de temperaturas máximas e mínimas durante o ano. Já no balanço feito pela UFCG, o município de Piatã encabeça a lista das mais frias.
Segundo o Inema, um dos fatores que influenciam na temperatura é a altitude do local. Quanto mais altas, em serras e montanhas, mais frias serão as cidades. Outros fatores climáticos, como a presença de frentes frias, também podem contribuir para queda de temperaturas.
De acordo com os levantamentos feitos pelos órgãos, as cidades mais frias da Bahia se concentram mais entre o sudoeste e oeste do estado. De 1981 à 2010, os municípios mais “congelantes”, segundo o Inmet, São:
1ª – Piatã – 10,1°C
2ª – Morro do Chapéu – 11,7°C
3ª – Vitória da Conquista – 13,8°C
4ª – Correntina – 14,20°C
5ª -Ibipetuba – 14,3°C
6ª – Irecê – 14,9°C
7ª – Barreiras – 15°C
8ª – Itaberaba – 15,7°C
9ª – Itiruçu (Jaguaquara) – 15,8°C
10ª – Carinhanha – 16°C
(INMET)