Medida recomenda que prefeito construa um dique de contenção.
A cidade de Jacobina deverá construir um dique de contenção na área próxima a cooperativa Recicla, para conter a poluição causada pelo aterro controlado da cidade, no prazo de cinco dias, contados desde a última quarta-feira, 20.
A medida é uma recomendação expedida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) à prefeitura do município, pelo promotor de Justiça, Igor Clóvis Silva Miranda. Segundo o órgão, o município também ficará responsável pela coleta do chorume acumulado nas valas executadas e na área da Recicla Jacobina.
Além disso, a prefeitura ainda recebeu recomendação para realizar o procedimento de recobrimento dos resíduos de forma que a área exposta à precipitação fique reduzida a uma pequena frente de serviço de dimensões reduzidas.
A ação do MP surge, em razão de uma vistoria na cidade, em que foi identificado o lançamento do chorume em áreas que ficam nas adjacências do aterro.
Nesse sentido, nos próximos seis meses, o município deverá transportar os resíduos coletados em Jacobina para um aterro sanitário dotado de licença ambiental para receber tais materiais e elabore um estudo técnico para prever o encerramento e remediação da área do atual lixão.