1ª etapa da Operação Blitz/Ronda Preventiva aos Incêndios Florestais nas regiões Oeste e Chapada Diamantina, na Bahia | FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil |
in

Cerca de 15 cidades baianas vão receber ações para conter incêndios florestais; saiba quais

A Operação Blitz/Ronda Verde chega a municípios das regiões Oeste e Chapada Diamantina, com monitoramento e conscientização para reduzir riscos de incêndios durante os meses de seca.

Ao menos 15 municípios sediarão as Rondas de Monitoramento Preventivo e Blitz Educativas ao longo de três meses (setembro, outubro e novembro) como parte da 1ª etapa da Operação Blitz/Ronda Preventiva aos Incêndios Florestais nas regiões Oeste e Chapada Diamantina, na Bahia.

As regiões foram escolhidas pelo Governo Bahia para sediar a primeira fase da operação, a partir do dia 25 de setembro, por serem áreas que enfrentam alertas críticos de risco de incêndios florestais.

Coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a iniciativa faz parte do Plano de Ações Preventivas 2024 e conta com o apoio dos órgãos estaduais que compõem o Grupo de Trabalho (GT) do Bahia Sem Fogo.

Entre as principais ações previstas para este ano, a Operação Blitz/Ronda Verde busca reduzir os riscos de incêndios, intensificando o monitoramento preventivo durante o período crítico de altas temperaturas, tempo seco e baixa umidade do ar, condições que favorecem a ocorrência de incêndios florestais.

O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, destacou a importância da conscientização e da prevenção como ferramentas essenciais para evitar desastres, especialmente nas áreas rurais, onde o risco de ocorrências com fogo é maior.

Desde o início do ano, o programa Bahia Sem Fogo vem implementando ações preventivas nas áreas com alertas críticos de risco de incêndios florestais, como a região Oeste e a Chapada Diamantina. Esta operação, em particular, complementa as atividades da Caravana Bahia Sem Fogo, que percorreu os mesmos municípios que agora receberão a 1ª etapa das blitz e rondas preventivas”, afirmou o secretário.

À frente da coordenação técnica do Plano de Ações preventivas e de resposta aos Incêndios Florestais 2024, Pablo Rebelo explica que a maior parte das ocorrências de incêndios florestais decorre de uma ação antrópica, ou seja, causados pela ação do homem de maneira acidental ou intencional.

Como se destacou no Pantanal, as ações criminosas, o descuido e a negligência causada pelo homem são fatores que intensificam a probabilidade de ocorrência de incêndios florestais. Então, esse momento de altas temperaturas, tempo seco, baixa umidade do ar, esse ambiente que é propício aos incêndios, ele também é um ambiente propício para trabalhar a prevenção e a redução dos incêndios”, ressalta Rebelo.

Sete municípios da região Oeste e oito na Chapada Diamantina serão contemplados. Confira:

Formosa do Rio Preto
São Desidério
Barreiras
Correntina
Jaborandi
Cocos
Correntina
Iraquara
Barra
Lençóis
Morpará
Érico Cardoso
Palmeiras
Rio de Contas
Piatã

Além desta primeira etapa de lançamento, estão previstas mais duas fases da campanha para os meses de setembro e outubro, sendo de: 30/09 a 03/10 nos municípios de Muquém do São Francisco, Baianópolis e Angical; e de 08 a 11/10 em Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia e Riachão das Neves. As informações são do site Bnews.

 

Procurado pela Justiça é preso em Irecê

América Dourada: Condutor morre após perder controle da moto e bater em árvore de avenida