in

Nova lei pode mudar CNH para motoristas de veículos automáticos

Com o avanço do mercado de veículos automáticos no Brasil, aumenta o número de pessoas habilitadas que só sabem conduzir modelos com esse tipo de transmissão. Em breve, esses condutores podem ter um tipo de habilitação diferenciada, identificando que só conseguem conduzir veículos automáticos.

O projeto de Lei 7746/2017 de autoria da deputada Mariana Carvalho (PSD-RO) foi inicialmente apresentado em 30 de maio de 2017 e busca alterar a Lei 9.503 de 1997. Inicialmente, o projeto determinava somente a mudança para condutores de motocicletas, ou seja, categoria A.

Na proposta, condutores de motocicletas exclusivamente automáticas teriam carteira A1, enquanto quem pode dirigir modelos manuais e automáticos, A2. Mais tarde, o projeto foi alterado e passou a propor a alteração para todas as categorias de habilitação, envolvendo carros, caminhões, ônibus, entre outros.

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) na Câmara dos Deputados, mas precisa passar por um longo caminho até se tornar realidade. Para virar lei, precisa ainda passar ainda pelo plenário da câmara. Em caso de aprovação, o PL vai para o Senado, onde será analisado e votado.

Se aprovado sem alterações no Senado, o PL vai para sanção do presidente da República, mas caso mudanças sejam necessárias, o Projeto de Lei retorna para a Câmara, onde as alterações propostas serão analisadas. Mantidas ou não, após esse período o PL vai enfim para a sanção do presidente da República, que tem 15 dias úteis para sancionar ou vetar o PL, totalmente ou em partes.

Fonte: www.vrum.com.br

in

SSP promove encontro para discutir redução da letalidade policial na Bahia

Com os números alarmantes referentes a letalidade policial na Bahia em 2023 publicados na quinta-feira (7), instituições estaduais e representantes da sociedade civil organizada participaram na tarde de quintade uma oficina promovida pela Secretaria da Segurança Pública para debater o Plano de Redução de Mortes decorrentes da atuação policial.

 

Durante o evento, a Corregedoria-Geral da SSP apresentou balanço de resultados de ações e operações desenvolvidas, em parceria com Corregedorias e MP, para coibir práticas delituosas. A unidade também desenvolveu sistema para mapear e acompanhar as ocorrências envolvendo policiais.

 

“Estamos recebendo os órgãos que integram a Câmera Intersetorial de Pactuação Institucional do Programa Bahia Pela Paz, na busca de contribuições que serão agregadas ao Plano de Redução de Mortes decorrentes da atuação policial”, explicou o chefe de gabinete da SSP, Nelson Pires.

 

O encontro reuniu representantes da Corregedoria-Geral da SSP, Superintendência Integrada da Ação Policial, Polícias Militar, Civil e Técnica, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Secretarias de Relações Institucionais (Serin), de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), de Saúde (Sesab), de Educação (Sec) e do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre), Procuradoria Geral do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil e representantes da sociedade civil organizada, através das entidades IDEAS e CONVIDA.

Fonte: Bahia Notícias

SSP promove encontro para discutir redução da letalidade policial na Bahia

Acidente entre carro e ônibus com estudantes deixa quatro mortos em Morro do Chapéu