Uma panela esquecida no fogão teria sido a causa do incêndio que atingiu um casarão no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, na noite desta quinta-feira, 20. O fogo se alastrou rapidamente, e o Corpo de Bombeiros foi acionado, conseguindo controlar as chamas.
Em entrevista ao Grupo A TARDE, um morador da região revela que o incêndio ocorreu em uma casa na parte de baixo do prédio, após um idoso ter esquecido a panela no fogão.
“Foi um coroa que deixou a panela no fogo de álcool. A panela pegou fogo, ele não viu e pegou fogo tudo”, frisa Washington Luiz. De acordo com ele, o homem morava sozinho e havia saído no momento em que o fogo começou.
Por outro lado, outra moradora do prédio, Josenice Santos de Oliveira, disse que um forno elétrico teria causado o incêndio após um curto-circuito na casa do mesmo morador. Ela, que mora há 12 anos no local, relatou que as chamas se espalharam rapidamente e, ao chegarem ao local, ela e o dono da casa, conhecido como “Cabeça”, perceberam que nada mais poderia ser salvo. “Não se recuperou nada. Televisão, geladeira, computador… tudo foi perdido”, afirmou.
Dificuldade para resgatar as pessoas
O fogo se alastrou rapidamente no casarão, e os bombeiros foram acionados, conseguindo controlar as chamas. Durante o resgate, moradores de casas vizinhas se mobilizaram para ajudar a evacuar a rua.
Maria Luiza é moradora do prédio de frente ao casarão incendiado e auxiliou no resgate. Ela conta que, quando chegaram, já não tinha ninguém no casarão, mas houve dificuldade para tirar as pessoas das casas vizinhas.
“Nessa rua tem muitos idosos e a maioria tem dificuldade de andar, então foi difícil tirar eles. Alguns resistiram [a sair da casa], mas conseguimos convencer e tiramos todo mundo”, citou a moradora.
Fonte: Jornal A tarde