in

Após denúncia do MPF, Geddel e mais 18 viram réu por possível pedalada fiscal na Caixa

Após o Ministério Público Federal (MPF) prestar denúncia contra, a Justiça Federal transformou o ex-ministro Geddel Vieira Lima e mais 18, em réus por uma suposta fraude em contas bancárias de clientes e na utilização do dinheiro para melhorar o balanço de 2012. A ação tramitará na 12º vara do Distrito Federal.

Entre os acusados da ‘pedalada’ estão os ex-presidentes da Caixa Econômica Federal (CEF) Maria Fernanda Coelho, Jorge Hereda, Édilo Valadares, Clarice Coppetti, Fábio Lenza, enquadrados nos crimes de divulgação de informação prejudicial sobre instituição financeira, indução a erro investidor ou o poder público sobre situação financeiro e omissão de elemento exigido pela legislação em demonstrativos contábeis de instituição financeira.

Thank you for watching

Segundo o MPF, em operação implementada entre os anos de 2010 e 2012, os dirigentes da Caixa autorizaram o “encerramento de 525.527 contas de caderneta de poupança, à revelia dos respectivos titulares e sem comunicação ou consulta ao Banco Central”. “As quantias depositadas nas contas encerradas perfizeram cerca de R$719 milhões, que foram direcionados para a subconta de resultado denominado “Outras Receitas Operacionais”, de modo que tal considerável montante, uma vez recolhidos os tributos devidos, terminou por elevar o lucro contabilizado pela instituição financeira, no balanço anual de 2012, em cerca de R$ 420 milhões”, acrescenta o órgão.

As irregularidades foram noticiadas em auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) nas Demonstrações Contábeis de 2012. (BN)

Jacobina ocupa posição vergonha no ranking nacional de Transparência Pública

Moradores de Jacobina seguem intrigados com mais um tremor de terra; foi o quarto somente este ano